Qual melhor banco para investir: Investimentos inteligentes!

241

Saber escolher qual melhor banco para investir é um desafio para quem quer começar a investir seu dinheiro e ter bons retornos.

No mundo financeiro, o melhor banco para investir é aquele que cobra menos e oferece os ativos mais rentáveis.

Portanto, verifique entre as opções existentes em qual banco é o melhor para investir. Continue lendo!

O que são bancos?

As instituições bancárias são empresas privadas ou públicas que prestam serviços financeiros a sociedade.

Os bancos usam o dinheiro coletado (por meio de depósitos) de clientes para emprestá-lo a outros clientes. Para isso, os bancos cobram juros e mantêm o dinheiro em circulação.

Além disso, essas instituições também oferecem serviços básicos como transferência, saque e depósito em conta corrente.

Quais são os tipos de bancos existentes?

Existem várias categorias de setores bancários no mercado, com a sua especificidade e de forma a ir ao encontro das diferentes necessidades da população. Veja quais tipos de bancos existem.

Bancos comerciais

Os bancos comerciais são a espinha dorsal do sistema monetário. São instituições financeiras que prestam serviços como depósito à vista, a prazo e cobrança de taxas.

Os principais exemplos são: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander.

Bancos digitais

Esse tipo de banco vem conquistando cada vez mais a confiança dos brasileiros com expertise técnica.

Como o nome sugere, são instituições virtuais que não contam com atendimento direto, apenas computadores e aplicativos.

Nos bancos digitais, todas as transações bancárias são realizadas eletronicamente pela Internet.

Bancos de investimentos

Os bancos de investimento realizam operações e aquisições, administram recursos de terceiros e concedem crédito a empresas de médio e longo prazo.

Essas instituições são geralmente responsáveis ​​pela administração de fundos de investimentos, abertura de capital na Bolsa de Valores e fornecimento de capital de giro.

Bancos de desenvolvimento

São os que financiam projetos com taxas de juros menores do que as praticadas pelos bancos comerciais. Isso porque seu objetivo é apoiar o desenvolvimento econômico de uma região ou setor econômico.

A maioria dos bancos de desenvolvimento são públicos, como a Caixa. O principal objetivo dessas instituições é apoiar financeiramente o governo na construção de obras que visem a melhoria da vida dos cidadãos.

Banco Central

O banco central é responsável por desempenhar várias funções, como ser banqueiro do governo, administrador de moeda, emissor de moeda (metal e papel), executor da política monetária e cambial e regulador de serviços bancários, como liquidação de cheques. No Brasil, o nome dessa instituição é Banco Central do Brasil (BACEN).

Banco Mundial

É uma agência financeira internacional sem fins lucrativos que oferece empréstimos a países em desenvolvimento.

É o banco de desenvolvimento mais famoso do mundo e membro independente do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU).

Banco Central do Brasil – Fonte: Senado Federal

Outros pontos na decisão de um investimento

Mesmo com a lista acima em mente, deve-se ressaltar que não se trata apenas de uma pesquisa que pode servir como ponto-chave na escolha de um banco para investir.

Isso porque alguns bancos oferecem apenas mais benefícios para clientes premium, ou seja, aqueles que pagam tarifas mais altas.

Consequentemente, torna-se bastante desvantajoso para investidores iniciantes ou aqueles com menos renda disponível.

Portanto, é importante analisar bem esses pontos antes de escolher o banco que melhor se adequa ao seu investimento.

Qual melhor banco para investir?

Os bancos que as pessoas usam para fazer investimentos são bancos comerciais, tanto online quanto físicos.

São responsáveis ​​pela emissão de ativos financeiros de renda fixa, como caderneta de poupança, LCI, CDB e LCA. Além disso, é claro, os fundos de investimentos.

Esses produtos bancários são oferecidos por gestores de bancos e tendem a gerar bons retornos, principalmente para os bancos.

Portanto, antes de enviar sua proposta financeira, você deve descobrir qual melhor banco para investir seu dinheiro.

Em qual banco investir?

Nos últimos anos, muitos bancos têm acreditado em seus próprios investimentos, atraindo vários clientes em busca de um retorno melhor do que a famosa poupança.

Portanto, é importante que você conheça as melhores aplicações financeiras em bancos como: Banco do Brasil, Banco Bradesco, Banco Inter, Nubank, etc.

Em 2019, o site Yubb pesquisou os melhores bancos do país para investir dinheiro com base em 8.000 avaliações de usuários.

Pontuações de zero a cinco foram dadas para oito critérios. Entre elas, a facilidade de abrir conta, usar a plataforma e investir.

Além disso, foram analisados ​​a qualidade do serviço, o retorno do investimento e as taxas cobradas.

Os investidores acreditam que o Santander e o Itaú são os melhores grandes bancos para investir.

Fintechs

Posição Instituição Nota média
Magnetis 4,65
PoupaBrasil 4,46
Nubank 4,43
Warren 4,39
Monetus 4,38

Corretoras e distribuidoras

Posição Instituição Nota média
Órama Investimentos 4,29
Mirae Corretora 4,23
Toro Investimentos 4,23
Ativa Investimentos 4,21
Easyinvest 4,13

Bancos médios

Posição Instituição Nota média
Daycoval 4,44
Banco Inter 4,33
BMG Invest 4,27
BTG Pactual Digital 4,23
Sofisa Direto 4,21

Bancos grandes

Posição Instituição Nota média
Santander 3,13
Itaú 2,96
Banco do Brasil 2,73
Bradesco 2,51
Caixa Econômica Federal 2,38

 Escolhendo o banco ideal para cada perfil de investidor

Antes de fazer qualquer investimento, o investidor deve definir seu perfil. Ter segurança financeira junto com bons retornos pode parecer uma meta comum para todos os investidores, mas é imperativo entender que as pessoas têm peculiaridades que determinam sua escolha de investimento.

Um perfil, seja ele conservador, moderado ou agressivo, geralmente está relacionado ao estágio que um investidor atravessa em seu ciclo financeiro. À medida que envelhecemos, as pessoas buscam objetivos diferentes.

Uma vez que os investidores tenham passado por um período em que são considerados dependentes de seus pais, os investidores passarão por uma fase de acumulação entre 20 e 50 anos, com o objetivo de economizar um montante máximo de dinheiro para as fases posteriores.

Pessoas com idades entre 50 e 65 anos passaram por uma fase em que o objetivo principal é a arrecadação de fundos. Deve-se ter cuidado nesta fase, pois qualquer decisão errada pode resultar em uma perda passada e prejudicar seu futuro financeiro. A partir dos 65 anos, as pessoas querem aproveitar suas economias.

Porém, mesmo que a carteira de investimentos tenha um perfil agressivo, o investidor deve ter um percentual de aplicação mais conservador, como os de renda fixa. Portanto, é aconselhável procurar o banco que ofereça a maior rentabilidade sem colocar nenhum risco para o investidor.

Vale a pena investir em bancos?

Alguns bancos hoje se destacam por oferecer melhores serviços aos seus investidores.

No entanto, dependendo do seu perfil de investidor e objetivos financeiros, as instituições bancárias nem sempre são a melhor opção para investir seu dinheiro.

Também é aconselhável consultar intermediários de investimento antes de escolher um banco.

Essas instituições geralmente ganham por meio da lucratividade. Portanto, eles operam com base no maior retorno de seu investidor.

Porém, isso não acontece com bancos com excelente rentabilidade, embora o investidor não retorne tanto.

Nesse sentido, o melhor banco para investir é aquele em que você tem pleno conhecimento dos resultados, custos e receitas da aplicação. Isso permitirá que você tome decisões financeiras mais inteligentes.