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O PIS/PASEP inativo 2022 é um fundo de contribuição ao qual os trabalhadores com carteira assinada eram elegíveis até outubro de 1988. Somente os empregados com carteira assinada anterior a essa data e que nunca sacaram o valor do fundo teriam saldo disponível para retirada desta conta. O modelo do PIS/PASEP 2022 foi alterado nos anos seguintes e passou a ser pago como abono salarial, mas as pessoas que tinham saldo disponível ainda podem sacar o benefício.
Confira agora como funciona o saque e quem pode receber!
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Quem tem direito ao PIS/PASEP Inativo?
- Pessoas acima de 70 anos aposentadas pelo INSS
- Mulheres com mais de 62 anos e homens com mais de 65 anos são elegíveis para a retirada.
- Serão elegíveis apenas os aposentados que ainda não sacaram o restante de suas cotas inativas de PIS/PASEP.
A Medida Provisória 797 de 2017 legalizou saques inativos de PIS/PASEP. Os trabalhadores receberão automaticamente o valor de outubro a março de 2018 em suas contas bancárias sob esta medida.
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Segundo o Governo Federal, seriam desembolsados cerca de R$ 15 bilhões do fundo para os mais de 8 milhões de cotistas, sendo os idosos os primeiros a receber. Como as cotas do PIS/PASEP já foram emitidas, os idosos com mais de 70 anos podem começar a sacar.
Como fazer a consulta do PIS/PASEP Inativo?
Se você concordar com os termos da medida provisória 797, o dinheiro estará acessível em outubro. Basta ligar para a Caixa Econômica Federal se quiser saber mais, tirar dúvidas ou saber quanto do seu saldo terá que sacar. Para consultar o saldo da cota de PIS, basta:
- Navegue até a página de Cotas PIS da Caixa;
- Selecione a opção “Verificar seu saldo”;
- Informe seu CPF ou NIS;
- Digite sua data de nascimento;
- Verifique se você está aposentado;
- Selecione “Continuar”.
Você também pode ligar para a Central de Atendimento ao Cidadão pelo telefone 0800 726 0207 e selecionar a segunda opção. Se você trabalha no setor público, deve entrar em contato com uma agência do Banco do Brasil, entidade responsável pelo setor público.
Calendário PIS/Pasep inativo
O Governo Federal acaba de anunciar as datas de retirada do Calendário do PIS Inativo, e os benefícios serão distribuídos em três etapas:
- 19 de outubro — Para brasileiros com 70 anos ou mais;
- 17 de novembro — Para todos os aposentados brasileiros;
- 14 de dezembro — Para homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 62 anos.
Os pagamentos serão efetuados a partir de outubro de 2017 e continuarão até março de 2018. O brasileiro que tem direito a sacar o PIS Inativo deve aproveitar a oportunidade, pois normalmente os pagamentos são feitos apenas para brasileiros acima de 70 anos que nunca sacaram o restante de suas cotas de PIS.
Antes da inovação da referida norma provisória, somente os idosos com mais de 70 anos podem retirar suas cotas. O procedimento para saque do PIS/PASEP inativo deve ser o mesmo para saques efetuados por outros trabalhadores no início do ano.
Segundo o Governo Federal, cada idoso recebe em média R$ 750,00, enquanto o saldo médio das cotas do PIS era de R$ 1.187 por pessoa até junho do ano anterior.
Como o pagamento do Pis é realizado?
Nos últimos anos, a Caixa e o Banco do Brasil disponibilizaram antecipadamente os depósitos de incentivo aos seus clientes. Isso não acontecerá em 2022, segundo o Banco do Brasil, que opera o Pasep, porque essa “sistemática foi autorizada anualmente pelo Ministério do Trabalho e já foi sinalizada que não será mais realizada tendo em vista ser objeto de um julgamento de ação civil pública”, disse o banco.
O que fazer caso não tenha conseguido o saque do Pis/Pasep?
A provisão do Pasep é depositada nas contas dos beneficiários clientes do Banco do Brasil. Os participantes que não possuem conta no BB podem fazer a transferência via TED para uma conta de sua titularidade nos caixas eletrônicos e no site www.bb.com.br/pasep ou apresentando documento oficial no caixa da agência.
A Caixa também deposita recursos automaticamente para clientes com contas ativas e com direito ao PIS. A Caixa tornou possível o saque do dinheiro do abono salarial através de terminais de autoatendimento, com Cartão de Cidadão e senha, e por sorteios desde a sua implantação.
Os beneficiários têm até 29 de dezembro para sacar os valores dos auxílios para 2020.