Investimentos isento de imposto de renda – Saiba quais são!

407

Abaixo, listamos 6 investimentos isento de imposto de renda e opções melhores do que poupança. Conheça cada um deles:

LCI

Títulos hipotecários (LCIs) são da classe de investimento de renda fixa apoiado por um empréstimo hipotecário.

Além do Imposto de Renda, o LCI precisa ser resgatado no vencimento e é custeado pelo Fundo Garantidor de Crédito no valor de R$ 250 mil por CPF e instituição financeira.

LCA

As Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) também são um investimento de renda estável. A diferença do LCI é que, em vez de o banco usar os recursos de uma parte dos ativos, está usando o negócio agrícola.

Assim como o LCI, o LCA possui distribuição do FGC de até R$ 250 bilhões por CPF e instituição financeira. Além disso, é um investimento de médio e longo prazos.

Investimentos isento de imposto de renda

CRI

Os Certificados Imobiliários (CRIs) são lastreados em imóveis e emitidos por seguradoras. Com exceção do Imposto de Renda, o CRI deve ser utilizado na data de vencimento.

É crucial lembrar que o CRI não possui informações do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), por isso é necessário estar atento à taxa. “É comum o CRI apresentar uma garantia real; geralmente é financiado pelo próprio ativo, ou seja, o doador oferece o ativo como garantia ”, lembra Daniel Zamboni, assessor de investimentos.

Os salários também podem ser registrados no CDI, na forma de indicadores de inflação ou start-ups. É importante ressaltar que a maioria dos CRIs está disponível apenas para investidores qualificados, ou seja, aqueles com ativos investidos superiores a R $ 1 milhão.

CRA

E no topo dos Certificados de Aquisição, temos o Agronegócio (CRA), que apóia insumos comerciais entre produtores rurais e suas cooperativas.

Assim como os CRIs, os documentos não contam com Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e devem ser resgatados na data de vencimento. Além disso, é um investimento relativamente arriscado com maturidade de médio e longo prazo, geralmente de três anos.

Saiba o que é fundo previdenciário clicando aqui

Debêntures

As debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas (vendidas publicamente ou não) que visam aumentar o financiamento de projetos.

No caso dos papéis promocionais, são emitidos por empresas para a realização de projetos de infraestrutura ou serviços no país, como rodovias e aeroportos. Como resultado, o governo provincial optou por liberar a cobrança do IR.

Fundos imobiliários

Os investimentos imobiliários (FIIs) são investimentos realizados com investimentos imobiliários. Portanto, podem ter lajes de empresas, hospitais, shopping centers, edifícios comerciais e residenciais, etc.

Além de contar com a tecnologia de gestão de ativos, o investidor FII tem mais dinheiro e recursos do que ativos, tem maior lucro, divide seu portfólio e tem menores custos de compra e venda, pelo fato de o investidor receber parcelas menores de ativos.

Outra vantagem é que, ao contrário do que ocorre com o aluguel de imóveis, o dinheiro ganho com os FIIs não é tributável por pessoa.