Anúncios
Você foi pego de surpresa por um gasto inesperado e não teve um fundo de emergência, ou desrespeitou a disciplina financeira porque não sabia que estava esbanjando dinheiro em comida. Obter um empréstimo online pode ser uma solução, mas você deve ter cautela, sejam essas ou outras circunstâncias que o levaram a exceder seu orçamento.
Se você não sabe como e onde obter crédito, corre um grande risco de cair em um golpe, perder dinheiro e piorar sua situação financeira.
Anúncios
Segundo consultores financeiros, o empréstimo pessoal é uma opção para pessoas físicas que desejam refinanciar dívidas com juros menores ou até mesmo receber dinheiro para realizar um objetivo; porém, a operação deve ser bem pesquisada antes da execução, principalmente se o procedimento for realizado online.
Sandro Reiss, inventor da plataforma Geru, adverte: “Apesar de estarmos atualmente acostumados a fazer qualquer tipo de transação online, a modalidade de empréstimo pessoal online pode apresentar alguns problemas para pessoas que desconhecem ou estão em um cenário de emergência, precisando do dinheiro rapidamente.”
Anúncios
A seguir estão 5 pontos que você nunca deve fazer ao solicitar um empréstimo online.
Leia também | Não Consigo pagar mais meu empréstimo – O que devo fazer?
1) Deixar de fazer contas
A obtenção de um empréstimo implica um compromisso financeiro por um período específico e potencialmente longo.
Portanto, você nunca deve aceitar obrigações cujos pagamentos mensais excedam 30% de sua renda.
Assim, você pode ter certeza de que a dívida é administrável sem comprometer sua saúde financeira.
O indivíduo deve considerar por que está solicitando crédito e estar atento às suas necessidades. Portanto, você precisará escolher as opções mais acessíveis para ela.
É crucial agora focar nos melhores interesses da operação. Os pagamentos mensais podem ser administráveis, mas você deve considerar todo o custo do empréstimo ao longo do tempo para determinar se as taxas são excessivas.
2) Não realizar buscas no mercado
Ao contratar um empréstimo online, devem-se tomar os mesmos cuidados de quando se compra um produto em uma loja online pela primeira vez, ou seja, pesquisar previamente a reputação da empresa.
Existem várias empresas fraudulentas que oferecem crédito online. É preciso prestar muita atenção à página da Web para determinar se ela parece fraudulenta ou não.
Normalmente, um site falsificado terá falhas em português, por exemplo.
A consulta às redes sociais da empresa também ajuda a avaliar sua genuinidade, além de consultar páginas como o Reclame Aqui.
Às vezes, a organização é legítima, mas os consumidores podem ter encontrado problemas que você deve tentar evitar.
Outra sugestão é pesquisar no LinkedIn. Se o negócio for legítimo, você verá que ele emprega profissionais.
Se você não conseguir localizar nenhum funcionário da empresa no LinkedIn, isso pode indicar que a empresa é fraudulenta.
Após localizar prestadores de serviços credíveis, o próximo passo é criar um orçamento para cada um para poder avaliar as suas propostas antes de selecionar uma.
3) Realizar pagamento de taxas antecipadamente
Esta é a forma mais comum de ser vítima de uma fraude de crédito online. Desconfie se a empresa solicitar um adiantamento em dinheiro para cobrir supostas taxas ou impostos, pois essa não é uma prática regular do mercado.
Não faz sentido exigir um depósito para tomar emprestado uma determinada quantidade de recursos. Sim, haverá cobrança de taxas, mas somente após a cirurgia, nunca.
Proteger seus dados irá mantê-lo fora de perigo. Inúmeros indivíduos manifestam interesse em obter um empréstimo em fóruns públicos na Internet ou mesmo nas redes sociais de organizações prestadoras do serviço, expondo informações pessoais como nome e telefone. Aqueles que desejam implementar esta forma de golpe estão com as mãos ocupadas.
4) Não determinar segurança
Como o empréstimo será feito online, você deve insistir para que a empresa prestadora do serviço forneça uma plataforma segura para você transmitir suas informações.
Nunca envie informações pessoais em sites que não possuam certificação de autenticidade.
Você está provavelmente familiarizado com o ícone de cadeado que aparece ao lado de um link em seu navegador ou na parte inferior da página. Ele é fundamental no momento.
Normalmente, sites que oferecem crédito online exigem que o consumidor apresente uma proposta formal antes da aceitação do empréstimo.
Nessa proposta, parte dos dados pessoais do usuário já são solicitados, sendo fundamental considerar a segurança do site desde o início, antes mesmo de obter a autorização do empréstimo.
Veja Mais:
- Como eliminar gastos desnecessários e economizar dinheiro
- Pensando em pegar um crédito online? Veja alguns cuidados ao contratar!
5) Abandonar a formalização
Contratos de empresas conceituadas contêm todos os fatos da transação, incluindo o período, taxas de juros, taxas e informações pessoais da empresa e do mutuário.
É imperativo que você leia o contrato completo e, se possível, consulte um advogado para garantir que seja legal.
Este papel servirá como sua garantia de que o serviço prometido será prestado. Os contratos geralmente incluem todas as informações pertinentes, já que nenhuma empresa respeitável deseja uma disputa com o cliente.
No entanto, se a pessoa achar que precisa adicionar informações ou fazer alguma modificação, deverá entrar em contato com a corporação e solicitar o ajuste.