Dicas Financeiras, Emprestimos

Pensando em pegar um crédito online? Veja alguns cuidados ao contratar!

Photo of author
Luiz Gabriel

Muitas pessoas veem o crédito online como um grande vilão nas finanças pessoais, já que muitas vezes incluem obrigações de longo prazo e juros altos. No entanto, eles são necessários e até vantajosos em muitos casos. Basta estar ciente das vantagens e desvantagens, bem como das opções de crédito mais adequadas às suas necessidades.

Diante disso, este artigo apresenta seis medidas que você deve tomar antes de obter um empréstimo para aproveitar ao máximo essa possibilidade.

» Leia também: Empréstimo para antecipação do IR itaú: Entenda como contratar o seu!

Cuidados necessários ao contratar um crédito online?

Antes de solicitar um empréstimo online, há vários aspectos a serem considerados, incluindo a taxa de juros, as condições de pagamento e até o potencial de fraudes e golpes.

Consequentemente, antes de firmar um contrato, por favor, examine nossa Lista de Verificação de Precauções de Empréstimo abaixo.

Avalie suas necessidades de crédito:

Porque você precisa de fundos? Uma das primeiras medidas a tomar na hora de obter um empréstimo pela internet é considerar isso. Fazer um empréstimo para férias ou ter dinheiro adicional para gastar pode complicar ainda mais sua posição, dependendo de sua condição financeira.

Em algumas situações, como na renegociação de uma dívida do cheque especial, no lançamento de uma empresa ou na arrecadação de dinheiro para um evento familiar inesperado, pode ser importante obter um empréstimo pela internet.

Se você puder adiar a compra e economizar dinheiro por alguns meses, evite pegar dinheiro emprestado. Se você precisar de um empréstimo, deve adaptar seu orçamento pessoal para acomodar a dívida.

Planeje seu pagamento parcelado:

Antes de contrair dívidas, deve-se fazer planos para escapar dela. Um empréstimo não pode se tornar uma obrigação que você não consegue cumprir, e é fundamental criar uma estratégia financeira para evitar tais problemas.

Empréstimo Pessoal Nubank

Crédito seguro com transparência e facilidade!

(Você será transferido para o conteúdo de contratação)

O valor destinado ao parcelamento não pode ultrapassar 15% da renda mensal. Caso contrário, você pode ficar sem dinheiro para pagar despesas essenciais, como aluguel, água, energia e mantimentos, resultando na incorreção de obrigações adicionais.

Além disso, tome cuidado ao aceitar ofertas de empréstimo com parcelas fáceis, pois geralmente são inúmeras. Lembre-se de que quanto mais curto esse empréstimo ficar pendente, melhor será para você financeiramente. É preferível respeitar o orçamento quando surgem circunstâncias imprevistas.

As taxas adicionais associadas ao empréstimo online, como juros, impostos e pagamentos em atraso, também devem ser consideradas. Antes de finalizar um contrato, você deve sempre avaliar o Custo Efetivo Total (CET), que leva em consideração todos esses fatores.

Pesquise os termos e taxas de juros oferecidos:

Pesquisar as condições e taxas de juros fornecidas por diferentes bancos é uma das salvaguardas mais importantes que devem ser tomadas antes de obter um empréstimo.

Você pode falar com o gerente do seu banco para saber o que ele tem a oferecer, mas não deve se preocupar com isso. Compare as possibilidades visitando vários bancos, credores e sites de crédito online.

Algumas empresas que utilizam apenas a Internet podem obter melhores condições, como taxas de empréstimo mais baratas e um procedimento de recrutamento mais fácil, executando de forma mais eficaz.

Tome cuidado com os golpes:

Várias empresas de fachada aproveitam as necessidades dos clientes para enganá-los a aceitar empréstimos fraudulentos e seu dinheiro. Para garantir a segurança, é fundamental pesquisar a reputação da instituição financeira da qual você está retirando os fundos.

Você pode obter empréstimos de instituições menos conhecidas, mas deve sempre verificar se elas existem e têm permissão para conceder empréstimos. As informações estão disponíveis no site do Banco Central ou pelo telefone 145.

Graças às avaliações dos usuários no Facebook, Twitter e sites como o Reclame aqui, as mídias sociais também podem ser usadas para fins de pesquisa.

Além de fazer uma pesquisa completa, você deve tomar as seguintes medidas ao obter empréstimos:

  • Ofertas suspeitas que são muito convenientes (por exemplo, sem verificação de crédito ou requisitos de documentos);
  • É ilegal exigir um adiantamento antes de conceder um empréstimo. Saia da armadilha se uma empresa fizer tal solicitação;
  • você não pode cancelar um empréstimo em uma conta pessoal.
  • Guardar os documentos de divulgação do empréstimo, desde que observadas as informações neles contidas;
  • manuseie suas informações pessoais com cuidado. Compartilhe apenas o essencial;
  • Cuidado com sites falsos que imitam bancos importantes: examine o (URL) para ver se a conexão é segura e as informações do rodapé, incluindo CNPJ, nome da empresa e endereço.

Leia todo o contrato antes de assinar:

Infelizmente, muitos mutuários desconsideram um dos cuidados mais importantes: ler o documento antes de assiná-lo.

Isso é fundamental para que não haja surpresas ao longo da estrada, pois o indivíduo deve ser informado sobre quaisquer custos de manutenção, modificações, opções de cancelamento e outros detalhes pertinentes.

Consequentemente, se houver disposições com as quais você discorde, é viável negociar ou escolher uma organização que atenda às suas necessidades.

Agora que você conhece as salvaguardas mais importantes a serem tomadas ao emitir empréstimos, está preparado para garantir sua segurança financeira ao obter empréstimos de organizações. Avalie suas circunstâncias, formule uma estratégia e esteja atento a quaisquer contras e contras. Você evitará aborrecimentos e poderá pagar com segurança os pagamentos dessa maneira.