Cartões de Crédito

Pagamento sem contato com celular: Entenda como habilitar!

Photo of author
Luiz Gabriel

O pagamento sem contato já é uma realidade em um grande número de organizações financeiras. Este novo modo de pagamento é um subproduto da mudança dos padrões de consumo e é o resultado de avanços técnicos entregues aos clientes por instituições financeiras.

Neste artigo, explicaremos como funciona o pagamento sem contato, a quem está acessível, como usá-lo e se é um método realmente seguro de pagar suas contas.

» Leia também: Cartão de crédito BTG+: Veja qual a melhor opção para você

Como habilitar o pagamento sem contato?

O pagamento por aproximação está atualmente acessível nas principais instituições financeiras do país. Veja abaixo as instruções de como habilitar nas seguintes instituições:

NuBank:

Basta que o consumidor tenha ativado o cartão antes de registrar o pagamento por abordagem com o cartão NuBank. Para isso, basta fazer uma compra regular usando o cartão pela máquina e aprovar o pagamento digitando a senha numérica.

Quando o cartão é utilizado pela primeira vez, o pagamento por aproximação é imediatamente ativado. Os seguintes procedimentos devem ser seguidos para desativar o pagamento sem contato com o NuBank:

  • Faça login no aplicativo NuBank;
  • Clique no símbolo acima do nome do usuário para entrar na seção de perfil;
  • Escolha “Configurar Cartão”;
  • Desative o botão “Comprar por contato (sem contato)”.

Mais informações, clique aqui

C6 Bank:

Após a primeira compra concluída com a senha numérica, a opção de pagamento por aproximação com o cartão C6 Bank é imediatamente habilitada.

Assim, após a primeira compra, será permitido utilizar o pagamento por aproximação em qualquer conta com saldo de até R$ 100,00 em aparelhos habilitados para NFC.

Deve-se notar, no entanto, que o pagamento sem contato usando o cartão C6 Bank não pode ser desativado. Assim, a instituição orienta que os clientes desativem seus cartões em caso de roubo ou perda.

Pagamento Por Aproximação (contactless)

Saiba como habilitar o seu cartão e configurar a carteira digital para utilizar esse método de pagamento.

(Você será transferido para a página de configuração)

Santander:

O Santander começou a oferecer a seus clientes a possibilidade de adquirir cartões de crédito e débito equipados com tecnologia (NFC) para pagamento por aproximação em 2020.

Portanto, se você é cliente Santander e ainda não está usando a tecnologia, basta solicitar um novo cartão da instituição que possui a tecnologia.

Não é obrigatório solicitar a ativação do pagamento por aproximação com o novo cartão Santander equipado com tecnologia NFC. Para desativar o pagamento sem contato, acesse sua conta Santander pelo aplicativo móvel do banco e apague o cartão.

Itaú:

O pagamento por aproximação com cartão Itaú também é acionado quando o cartão é inserido na máquina e a senha numérica é digitada. Depois disso, o recurso de pagamento sem contato será ativado automaticamente.

Para desabilitar a opção, o cartão deve ser cancelado.

Pagamento utilizando um Smartwatch: Como fazer?

Os relógios inteligentes ou smartwatches estão ganhando popularidade, e as variantes mais modernas permitem o pagamento simplesmente configurando o software no telefone e aproximando o relógio da máquina de cartão.

Como liberar o celular para pagamento sem contato?

Para ajudá-lo, incluímos abaixo instruções passo a passo sobre como registrar o pagamento por proximidade móvel nos principais sistemas de carteira digital que suportam esse recurso!

Google Pay:

Instale o aplicativo Google Pay, preencha as informações necessárias para vincular sua Google Digital Wallet ao seu banco e ative o pagamento sem contato móvel. Lembre-se de que a Google Pay é compatível apenas com smartphones Android.

Samsung Pay:

Instale o aplicativo Samsung Pay e preencha as informações necessárias para vincular a Samsung Digital Wallet ao seu banco.

Para ativar o pagamento sem contato em seu dispositivo móvel, vá para a opção “Adicionar novo cartão” e forneça as informações necessárias. O Samsung Pay também é compatível apenas com aparelhos baseados em Android.

Apple Pay:

O Apple Pay é uma solução de carteira digital disponível para proprietários de smartphones da Apple. Para permitir o pagamento por contato móvel nessa situação, basta procurar o programa “Wallet” no iPhone, clicar no botão “Adicionar (+)” e digitalizar ou inserir manualmente as informações do cartão.

Então, depois de verificar a propriedade do cartão, a aproximação de celular do Apple Pay é ativada.

Para muitas pessoas, a possibilidade de pagar por proximidade usando um telefone celular ainda é única. Portanto, compartilhe este artigo em suas redes sociais para educar mais pessoas sobre os benefícios de fazer pagamentos sem cartão!

Pagamento com uma pulseira: É possível? Como fazer?

Você quase certamente já ouviu falar da pulseira de pagamento por proximidade. Funciona de forma semelhante a um cartão de crédito: basta aproximá-lo da máquina para iniciar a transação. A pulseira possui chip NFC e faz pagamentos usando informações da sua carteira digital.