O famoso CVV do cartão – Entenda o que é e onde se localiza!

661

O CVV do cartão é um código que substitui a senha solicitada em sites para autorizar compras online. É um código relativamente seguro que requer o número do CPF para aprovar qualquer transação financeira na Internet. Descubra o que é CVV e como encontrá-lo em seu cartão.

O que é CVV do cartão?

CVV é uma sigla em inglês que significa Card Verification Value ou Valor Verificador de Cartão em português. É um código de segurança que se encontra em todos os cartões de crédito e deve ser fornecido em qualquer tipo de transação financeira pela Internet.

O nome pode variar dependendo da operadora. Por exemplo, a MasterCard chama isso de CVC (Código de verificação do cartão). A American Express usa o termo CID (de ID do cartão, Identificador do cartão), e é o mais diferente, mas explicamos a seguir. Para simplificar, usamos o termo CVV neste texto, por ser o mais conhecido.

A função do CVV é atuar como um código de autenticação para uma compra online ao invés da senha, pois só pode ser utilizado quando o usuário passa o cartão na máquina de faturamento. O uso do CVV garante que o comprador tenha o cartão em mãos e evita fraudes.

Entenda quando é solicitado o cvv, saiba mais

Onde está o código no cartão?

A posição do CVV é mais ou menos padronizada, com exceção dos cartões American Express. Para aqueles que usam as bandeiras Visa ou MasterCard, o número pode ser encontrado no verso na forma de um código de 3 dígitos. Geralmente, fica logo abaixo ou ao lado da tarja magnética. A maioria dos cartões segue este design.

Em cartões American Express, o CID está na frente, acima e à direita do número do cartão. Como se isso não bastasse, o código consiste em 4 dígitos em vez de 3.

CVV é um código de autenticação relativamente seguro, pois é impresso apenas no cartão e não é mencionado em nenhum outro lugar. É impresso sem alto ou baixo relevo, o que impede que o dígito seja copiado com adesivo, como as antigas máquinas carbonatadas.

Por fim, em caso de furto ou extravio do cartão, outra pessoa não poderá utilizá-lo para fazer compras online, pois o CPF do proprietário é exigido nos sites como forma de homologação da compra junto ao emissor do cartão. Sem isso, nada é feito.