Liberado o empréstimo para BPC: Saiba como pedir o seu agora! – Guia Finanças

Liberado o empréstimo para BPC: Saiba como pedir o seu agora!

Em 2022 o governo federal liberou a oportunidade de emitir um empréstimo para BPC. A iniciativa fez parte do Programa Renda e Oportunidade, que visa estimular a economia brasileira.

Agora, os beneficiários podem fazer um empréstimo consignado e ter acesso a condições muito mais atrativas que atenderão mais de 4 milhões de famílias brasileiras.

Então, para esclarecer qualquer dúvida sobre como funciona e como contratar um empréstimo para o BPC, continue lendo e confira todas as especificidades.

» Leia também: Empréstimo NoVerde de Até R$ 8 mil – Acompanhe como pedir!

Primeiro, entenda como funciona o empréstimo para BPC?

Para os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), as necessidades de financiamento são restritas.

Isso se deve ao fato de as pessoas detentoras do BPC apresentarem um perfil financeiro com risco para as operações. Porque, por se tratar de um benefício assistencial, é concedido a pessoas com poucos recursos financeiros.

No entanto, as exigências para contratação do empréstimo para o BPC são as mesmas da folha de pagamento para aposentados e pensionistas do INSS.

Ou seja, as parcelas serão sacadas diretamente do pagamento pelo INSS e seguem o limite de 45% da margem consignável.

A margem disponível para consignação é alocada da seguinte forma:

  • 35% para crédito consignado;
  • 5% para cartão de crédito consignado;
  • 5% para benefício de cartão de crédito.

Portanto, para contratar um empréstimo consignado para o BPC você terá no máximo 35% em cima do valor do benefício, assim como os segurados do INSS.

Além disso, as taxas de juros aplicáveis ​​são as mesmas e o prazo de pagamento (número de parcelas) pode chegar a 84.

Quem se qualifica para um empréstimo BPC?

O benefício de provisão contínua funciona por meio de duas modalidades primárias, benefícios 87 e 88. Conheça abaixo a distinção entre eles.

  • Benefício 87 – para pessoas com deficiência de qualquer idade;
  • Benefício 88 – para idosos com 65 anos ou mais.

No entanto, apenas pessoas maiores de 18 anos e sem fiduciário (se o beneficiário tiver um representante legal) são elegíveis ao empréstimo consignado BPC/LOAS.

Para ser elegível ao BPC, você deve ter pelo menos 65 anos ou ser portador de deficiência (independentemente da idade) e demonstrar carência social.

Para comprovar a baixa renda, é preciso ter renda familiar inferior a um quarto do salário mínimo por pessoa, manter o CADnico em dia e passar por avaliação social e avaliação médica no INSS.

No entanto, é fundamental observar que mesmo idosos que nunca pagaram ao INSS têm direito ao benefício de auxílio-auxílio.

Solicitar empréstimo para BPC: Como obter?

Os beneficiários devem procurar uma instituição financeira que trabalhe com esse público e solicitar crédito para solicitar um empréstimo para BPC.

Você informará seus dados após entrar em contato com a instituição e analisar os termos de contratação. Se seu pedido for aprovado, o INSS será notificado e seu empréstimo será registrado.

Se tudo correr conforme o planejado, o valor da parcela do empréstimo consignado será sacado imediatamente do benefício do BPC.

Portanto, a redução no pagamento do empréstimo será aplicada sobre o valor pago pelo benefício. Essa facilidade permite que os bancos ofereçam taxas de juros mais baratas devido ao seu perfil de risco reduzido.

Faz sentido pedir o crédito?

O empréstimo consignado BPC é uma boa opção de crédito, e traz diversos benefícios inerentes ao beneficiário.

Ao obter um empréstimo pessoal, esse método se torna mais vantajoso devido às taxas de juros mais baixas e pagamentos mensais pré-determinados.

Isso porque o empréstimo consignado oferece maior segurança aos bancos devido à ligação direta entre o desconto parcelado e o benefício consignado, evitando assim a inadimplência.

Além disso, é possível obter um empréstimo para uma pessoa negativada, portanto, não há risco de não conseguir emprego por ter uma reputação negativa.

Ao empregar uma folha de pagamento, o dinheiro pode ser usado para qualquer finalidade. Assim, o beneficiário do BPC pode escolher quando e onde utilizar o crédito.

Portanto, pode valer a pena fazer um empréstimo para o BPC quando você precisar de crédito e tiver melhores condições.

Por que o empréstimo consignado é a opção mais vantajosa para os titulares do BPC?

O empréstimo consignado é a opção de crédito com vantagens, como juros mais baixos e pagamentos pré-determinados.

Além disso, como a redução é aplicada instantaneamente ao benefício, não há possibilidade de que o nome seja manchado ou incluído no SPC ou SERASA.

Ao contrário de um empréstimo, o dinheiro pode ser utilizado para qualquer finalidade. Assim, o beneficiário do BPC determinará como pretende utilizar o valor acordado.

Segundo a Dataprev, o potencial de adesão dos titulares do BPC ao crédito consignado deve atender mais de 4 milhões de famílias brasileiras.

Sobre o autor

gino