Empréstimo no cartão de crédito vale a pena? Saiba como funciona

5097

O cartão está cada vez mais presente na vida dos consumidores e é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. Muitas pessoas não sabem ser possível fazer um empréstimo no cartão de crédito.

Esse crédito funciona como um empréstimo pessoal tradicional, sendo uma linha de crédito adicional associado ao cartão sem comprometer o limite do mesmo. Porém, apesar da facilidade de contratação, é necessário conhecer as taxas de juros a serem seguidas neste método.

Entenda a seguir como funciona essa opção de empréstimo pessoal, as taxas de juros emprestadas e como fazer a contratação online.

Leia também: Conheça o empréstimo da Poupex: Crédito sem burocracia e de fácil contratação

Empréstimo no cartão de crédito – Fonte: Google

Empréstimo no cartão de crédito, como assim?

Em primeiro lugar, é importante referir que nem todas as instituições recorrem a este modelo de empréstimo. Portanto, você deve verificar com antecedência se esta opção está disponível.

Outro grande benefício é que você não precisa ter uma conta-corrente para obter um empréstimo utilizando o cartão de crédito.

Vale lembrar que o valor do empréstimo solicitado com o cartão irá para a conta à ordem de sua escolha. No entanto, o reembolso do empréstimo será debitado diretamente na fatura do cartão usado.

Resumindo, é possível solicitar um empréstimo através de um aplicativo ou site do credor e, em seguida, fazer uma análise de crédito. Se aceito, o contratante pode assinar o contrato e receber o valor desejado.

Encontre os melhores cartões de empréstimo em nosso guia aqui!

Principais benefícios do empréstimo no cartão

O principal benefício de um empréstimo com cartão é que o dinheiro estará em suas mãos assim que você o solicitar. Assim você não precisa ficar na fila do banco para falar com o gerente ou esperar que o valor seja aprovado. Confira mais vantagens:

  • O cliente não precisa esperar por uma análise de crédito;
  • Não há nenhuma burocracia;
  • O valor já está pré-aprovado para saque;
  • Sem filas de bancos e multidões;
  • Facilidade de obtenção de dinheiro;
  • Possibilidade de contratação online sem sair de casa;
  • Em alguns bancos o crédito pode ser pago em até 36x.

Como contratar um empréstimo usando o cartão de crédito?

O processo de solicitação do empréstimo usando o cartão de crédito é semelhante ao de um empréstimo pessoal tradicional. Algumas operadoras oferecem simulação e contratação totalmente online. Nesse caso, verifique a disponibilidade do serviço com a administradora do cartão de crédito.

Siga o passo a passo de como contratar:

  1. Solicitação — O interessado pode fazer a solicitação diretamente do site da administradora do cartão de crédito. Basta preencher alguns dados e enviar os documentos necessários.
  2. Análise de crédito — Momento em que é feito uma análise da situação financeira do cliente para garantir que ele possa efetuar o pagamento do parcelamento. Caso o perfil não atenda aos critérios da empresa, o pedido poderá ser rejeitado.
  3. Assinatura de contrato — Após ser aprovado na etapa anterior, é hora de conferir atentamente o contrato e assinar.
  4. Liberação do recurso — O dinheiro solicitado ficará disponível na conta corrente após o prazo estabelecido pelo titular do cartão.

Caso já possua um cartão vinculado a uma conta, provavelmente você já possui um crédito pré-aprovado que pode ser liberado a qualquer momento por telefone, aplicativo ou site. Esse valor é geralmente determinado com base no histórico de transações feitas no banco.

Porém, apesar de tanta facilidade na contratação, as taxas de juros de modalidade normalmente são altas. Isso porque, como instituição, não tem garantia de quitação de dívidas, oferecendo então condições menos favoráveis.

Você pode gostar: Empréstimo usando o FGTS: Saiba como contratar sem sair de casa

Vale a pena fazer um empréstimo para quitar a dívida do cartão de crédito?

A dívida com cartão é uma das principais causas de perdas de crédito para os brasileiros, sem contar ser a mais cara do mundo quando se trata de taxa de juros.

Muitas pessoas recorrem a empréstimos pessoais para sair da situação. O provedor financeiro tem tanto interesse em pagar a dívida quanto você, e geralmente facilita o pagamento, seja através de pagamentos mais flexíveis ou taxas de juros mais baixas.

Mas, primeiro, é importante entender quanto do seu orçamento mensal pode ser usado para saldar dívidas e se os termos oferecidos são os melhores para o seu perfil financeiro.

Para isso, deve-se sempre realizar simulações de crédito com diferentes instituições financeiras para identificar se há propostas que melhor reflitam sua realidade financeira. Muitas vezes é possível encontrar ofertas com taxas de juros mais baixas e melhores condições de pagamento.

Existem opções no mercado para uma taxa de juros reduzida. Isso se aplica aos empréstimos consignados e empréstimos com garantia, ótimas opções para trocar dívidas caras, como as de cartão, por dívidas mais baratas.