Empréstimo Creditas: Confira se vale a pena e como Solicitar

Atualmente, a plataforma de empréstimos garantidos online oferece três opções de empréstimos diferentes.

267

A Creditas, uma das principais plataformas de crédito online do Brasil, expandiu sua oferta de crédito em agosto de 2019 e, desde então, lançou três modalidades de crédito. Gostaria entender como funciona um empréstimo com garantia Creditas? A seguir, explicaremos as características do crédito, o que é necessário para contratar e como funciona todos o processo de solicitação.

Como funciona o empréstimo com garantia Creditas? 

Atualmente, a Creditas trabalha com três modalidades de crédito com garantia: empréstimo de imóvel, de veículo e o consignado privado, que começou a fazer parte do portfólio da empresa em 2019.

Embora funcionem de formas diferentes, as modalidades têm algo em comum: um bem é oferecido em todas as opções como um garantia de pagamento da transação. Portanto, o risco de inadimplência é menor e as taxas de juros são menores para o contratante.

Para se ter uma ideia, em um empréstimo imobiliário da Creditas, a taxa de juros começa em 0,99% ao mês. Quem decidir colocar o carro como garantia tem acesso a taxas a partir de 1,49% ao mês. No consignado privada, os juros começam em 1,19% ao mês.

Veja a seguir as três formas de concessão de crédito com garantia Creditas e entenda como cada uma delas funciona:

Empréstimo com garantia de imóvel 

Um empréstimo com garantia de imóvel é aquele com a menor taxa de juros entre as opções disponíveis. A taxa começa em 0,89% ao mês, além do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

A Creditas aceita como garantia imóveis localizados em áreas urbanas e avaliados em pelo menos 150 mil reais. Podem ser utilizados casas, apartamentos, terrenos em condomínios e estabelecimentos comerciais.

Nessa opção, o cliente pode solicitar entre 30 mil e 3 milhões de reais. Observe que o requerente pode solicitar até 60% do valor do imóvel que pretende dar como garantia.

Uma vantagem adicional é a possibilidade de usar os imóveis ainda financiados como garantia. Nesse caso, você pode incluir o valor necessário para pagar a dívida atual em seu pedido de empréstimo. Por exemplo, se um cliente possui um imóvel no valor de 200 mil e já pagou 180 mil por ele, ainda restam 20 mil para quitar.

Nessa situação, se precisar de 30 mil reais, a Creditas libera 50 mil, que é o valor restante para a liquidação do imóvel mais o valor que o cliente precisa como empréstimo. Desta forma, o imóvel é reembolsado pela empresa e permanece como garantia para a operacionalização do empréstimo. Os 30 mil reais restantes podem ser usados ​​conforme a vontade do contratante.

Documentos necessários para o empréstimo com garantia de imóvel

Para que a operação seja realizada, o cliente deve fornecer diversos documentos. Os documentos pessoais necessários são básicos e variam de acordo com o estado civil do candidato. São eles:

  • RG e CPF ou CNH (do casal);
  • Certidão de nascimento (para os solteiros) ou de casamento;
  • Certidão de registro do pacto antenupcial averbada no cartório de imóveis;
  • Certidão de casamento com averbação da atual situação, para divorciados e viúvos;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;
  • Declaração completa do Imposto de Renda;
  • Matrícula do imóvel;
  • Capa de IPTU, constando a área do imóvel;
  • Declaração Negativa de Débitos de Condomínio.

Como funciona o processo de contratação do empréstimo de imóvel ?

Após realizar a simulação e solicitar o empréstimo no site da Creditas, especificando o valor solicitado e o valor ideal das parcelas, o cliente pré-aprovado é encaminhado para a área de operações. Nesse ponto, o consultor entenderá a situação do candidato e deverá determinar a melhor opção disponível.

A próxima etapa é enviar os documentos necessários. Tendo em conta a documentação enviada bem como a candidatura e o preço do imóvel, o requerente passa por uma análise de crédito na qual receberá a primeira aprovação. Chega então a hora da avaliação imobiliária: uma empresa especializada analisa os imóveis e emite laudo de avaliação. Isso é feito para enquadrar o cliente em termos reais de acordo com o valor de sua propriedade.

Depois que o empréstimo é aprovado, o processo passa por revisão legal. São avaliados os certificados de débito apresentados pelo cliente e as consultas jurídicas. Os próximos passos são a formalização em cartório, a assinatura do contrato e a liberação do valor em conta corrente.

Empréstimo com garantia de veículo 

Em um empréstimo com garantia de veículo, é possível converter até 90% do valor do veículo em empréstimo. O prazo de pagamento é de até 60 meses e apenas carros de passeio com um ano de produção a partir de 2010 são aceitos como garantia.

Empréstimo com garantia de veículo Creditas - Guia Finanças
Empréstimo com garantia de veículo Creditas – Fonte: Creditas

O carro deve estar em nome do solicitante do empréstimo e deve ser reembolsado em pelo menos 50%. Como no caso dos imóveis cobertos pela garantia, é possível utilizar uma parte do empréstimo para quitar o veículo.

Documentos necessários para o empréstimo de veículo

Para usufruir de um empréstimo com garantia veicular Creditas, são necessários os seguintes documentos:

  • CNH dentro da validade;
  • CRV ou DUT (documento em nome do proprietário com modelo do carro, ano de fabricação, legível e sem cortes);
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de casamento;
  • Declaração de residência;
  • Carteira de classe (para profissionais liberais confirmarem a atuação e comprovação de renda como trabalhadores autônomos);
  • Contrato de aluguel (caso o cliente possua rendimentos por aluguel);
  • Boleto de interveniente quitante (em casos de refinanciamento, deve-se apresentar o boleto da dívida antiga para a quitação integral dos valores);
  • Comprovante de renda (holerites dos últimos três meses, extratos bancários dos últimos seis meses ou extratos de benefícios).
Leia também – Empréstimo Magazine Luiza – Oferece menores taxas!

Como funciona a contratação do empréstimo de veículo?

Tal como acontece com o crédito imobiliário, o processo começa com uma simulação e pedido de empréstimo no site da Creditas, informando-o do valor e taxas solicitadas. Após a aprovação inicial, o cliente também segue para o setor operacional, onde o consultor avaliará as possibilidades e juntamente com o cliente definirá a melhor forma de pagamento. Se o contratante ficar satisfeito com a oferta, ele poderá enviar os documentos necessários que serão utilizados na fase de análise de crédito.

A próxima etapa é a inspeção. Uma empresa especializada fará a avaliação do veículo para conhecer seu estado e determinar seu valor de mercado. O cliente pode buscar um especialista em sua casa ou, se preferir, dirigir-se a uma empresa especializada. Nos demais casos, a fiscalização é feita online: o requerente acessa o link enviado pelo consultor e, por meio de uma ferramenta simples e intuitiva, envia fotos do carro para fiscalização.

Um contrato é emitido e assinado com a aprovação da garantia. O crédito é então liberado para a conta corrente designada.

Empréstimo consignado privado 

O empréstimo consignado privado Creditas está à disposição dos funcionários das empresas associadas à plataforma. As parcelas dos empréstimos são descontadas diretamente da folha de pagamento do funcionário, reduzindo o risco de inadimplência e permitindo uma política de crédito melhor e mais flexível.

O processo automatizado também fornece aprovação e análise de crédito mais rápidas. A liberação do valor na conta-corrente do solicitante leva em média 5 dias úteis desde a apresentação do pedido até a assinatura do contrato.

Documentos necessários empréstimo consignado privado

Uma vez que o empréstimo não usa ativos físicos como garantia, o requerente deve apresentar alguns documentos para a verificação de crédito. São eles:

  • RG ou CNH;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Holerite.

Como fazer a solicitação do empréstimo consignado privado?

Uma das grandes vantagens do crédito consignado Creditas é a facilidade de contratação. As simulações do crédito consignado privado da Creditas podem ser feitas totalmente online, por meio do computador ou celular. A Fintech também oferece simulação e contratação pelo WhatsApp. Na plataforma, você pode ver o valor do crédito pré-aprovado, bem como simular a quantidade de parcelas e o valor.

Após selecionar os termos do empréstimo, você pode solicitá-lo por meio da própria plataforma, sem precisar falar com seu supervisor. Em seguida, anexe as fotos da documentação necessária (documento de identidade com foto, comprovante de residência e comprovante de renda). Certifique-se de que suas fotos sejam de boa qualidade e que as informações sejam claras.

De posse de todos os dados, a Creditas realiza uma análise de crédito levando em consideração o perfil e o histórico financeiro do solicitante. Após a aprovação, o usuário terá acesso ao contrato de empréstimo com todos os detalhes do contrato. Você pode assinar o contrato diretamente do aplicativo. Uma vez confirmado, o valor ficará disponível na conta bancária do solicitante em até um dia útil.

Leia também – Empréstimo Crefisa: Crédito pessoal 100% seguro!

O empréstimo com garantia Creditas é confiável?

A Creditas é a principal plataforma online de empréstimos garantidos no Brasil, atua como correspondente bancário e segue as diretrizes de segurança do Banco Central do Brasil, ou seja, obedece a todas as normas do órgão gestor do mercado financeiro do país. Todas as operações da empresa são regulamentadas pelo Banco Central, inclusive as regras de sigilo bancário.

Além disso, tem auditorias de segurança frequentes, tem um selo de site blindado e o tráfego do servidor é criptografado. Isso significa que, além dos procedimentos repetitivos de segurança com criptografia, nenhum interceptador pode acessar as informações que são transmitidas.

Observe que o Creditas não exige nenhum pré-pagamento com nenhum de seus métodos de crédito. É uma prática ilegal e proibida pelo Banco Central.