5 importantes cuidados ao contratar um empréstimo online

142

Muitas pessoas consideram o empréstimo online um grande vilão das finanças pessoais, visto que muitas vezes se referem a dívidas de longo prazo com altas taxas de juros a pagar. No entanto, em muitas situações, eles são necessários e até benéficos. Basta conhecer os prós e contras, bem como as melhores alternativas de crédito conforme a sua finalidade.

Com isso em mente, listamos neste artigo 6 cuidados necessários ao contratar empréstimos para você poder usar essa alternativa da melhor maneira possível.

Aproveite também — Empréstimo Sim com modalidades amplas e flexíveis, contratação digitalmente.

Qual a melhor definição de empréstimo online?

Um empréstimo é um contrato em que o cliente recebe uma determinada quantia de uma instituição financeira e deve reembolsá-lo com juros em uma data fixa.

Os juros, o número de prestações e a data de pagamento são fixos pelo credor e devem ser respeitados pelo mutuário sob pena de aplicação de sanções e multas.

Um dos motivos mais comuns pelos quais alguém solicita empréstimos é para abrir ou expandir seu próprio negócio. No entanto, lembre-se sempre: não é recomendável contar apenas com dinheiro emprestado para isso, pois as parcelas a pagar são uma dívida.

Se você deseja abrir ou expandir seus negócios, experimente diferentes maneiras de levantar capital, como recorrer a um investidor.

Os empréstimos também são amplamente usados ​​para pagar dívidas elevadas e realizar sonhos, como viagens, casamento, comércio e compra de carros e imóveis.

Conheça os cuidados necessários ao contratar empréstimos?

Muitos fatores devem ser considerados antes de solicitar um empréstimo online: juros, condições de pagamento e até mesmo a possibilidade de fraude e golpes devem estar no seu radar para realizar tudo com segurança.

Portanto, antes de concluir um contrato, consulte nossa Lista de verificação de precauções de empréstimo abaixo:

1. Avalie suas necessidades de crédito:

Por que você precisa de dinheiro? Pensar nisso é um dos primeiros cuidados a ter na hora de contrair um empréstimo online. Dependendo da sua realidade financeira, pegar um empréstimo para uma viagem ou ter mais dinheiro para comprar pode complicar ainda mais a sua situação.

Em outros casos, como renegociar uma dívida de cheque especial, abrir um negócio ou levantar fundos para um acontecimento familiar imprevisto, pode realmente ser necessário contratar um empréstimo online.

É melhor evitar empréstimos se você puder economizar dinheiro por alguns meses e adiar a compra, seja o que for. Se precisar de um empréstimo, ajuste seu orçamento pessoal para absorver melhor essa dívida.

2. Planeje seu pagamento parcelado:

Antes de se endividar, prepare-se para sair dela. Um empréstimo não pode se tornar um passivo que você não pode cumprir, e preparar um plano financeiro é essencial para evitar esses tipos de problemas.

O valor reservado para o parcelamento não pode ultrapassar 15% da renda mensal. Caso contrário, você pode ficar sem dinheiro para pagar contas básicas como aluguel, água, luz e supermercados, fazendo com que você contraia novas dívidas.

Também tenha cuidado ao aceitar propostas de empréstimo de parcelamento fácil, pois geralmente há muitas. Lembre-se de que quanto mais curto for o período em que essa dívida permanecer com você, melhor será para suas finanças. Podem surgir situações imprevistas e é melhor ficar no orçamento quando elas surgirem.

Outro ponto a ser considerado são os custos extras do empréstimo online, como juros, impostos e mora. Antes de fechar o contrato, leve sempre em consideração o Custo Efetivo Total (CET), que considera todas essas variáveis.

3. Pesquise os termos e taxas de juros:

Uma das precauções mais importantes necessárias ao fazer empréstimos é fazer uma pesquisa adequada sobre os termos e as taxas de juros oferecidas por várias instituições.

Você pode falar com o gerente do seu banco para descobrir o que ele tem a oferecer, mas não se preocupe com isso. Verifique outros bancos, credores e sites de crédito online para comparar as opções.

Por operarem com mais eficiência, algumas empresas que operam apenas na Internet podem obter melhores condições, como taxas de juros mais baixas e um processo de contratação mais fácil.

4. Cuidado com os golpes:

Muitas empresas de fachada aproveitam que as pessoas precisam, para enganar os consumidores com falsos empréstimos e fazer com que aceitem seu dinheiro. Para estar seguro, é essencial conhecer a reputação da instituição da qual você está retirando seu dinheiro.

Você pode obter empréstimos de instituições menos conhecidas, mas sempre verifique se a empresa realmente existe e está autorizada a fazer empréstimos. As informações podem ser obtidas no site do Banco Central ou pelo telefone 145.

A mídia social também pode ajudá-lo a pesquisar, graças às avaliações dos clientes no Facebook, Twitter e em sites como o Reclame aqui.

Além de fazer uma boa pesquisa, você deve tomar outras precauções necessárias ao fazer empréstimos, como:

  • Suspeite de ofertas com conveniência indevida (por exemplo, nenhuma análise de crédito ou requisitos de documentos);
  • É proibido exigir um adiantamento na concessão de um empréstimo. Se uma empresa fizer tal pedido, saia da armadilha;
  • você não concorda em cancelar um empréstimo em uma conta individual;
  • guardar o material de divulgação do empréstimo, desde que as informações nele contidas sejam seguidas;
  • tenha cuidado com seus dados pessoais. Compartilhe apenas o que for necessário;
  • Cuidado com sites falsos que simulam grandes bancos: verifique na (URL) se a conexão é segura e as informações do rodapé, como CNPJ, nome da empresa e endereço.

Você pode Gostar — Como sair das dívidas com pouco dinheiro: siga os 5 passos necessários.

5. Leia o contrato antes de assinar:

Infelizmente, muitas pessoas ignoram um dos principais cuidados necessários ao fazer um empréstimo: leia o contrato antes de assiná-lo.

Isso é essencial para que uma pessoa não seja surpreendida ao longo do caminho, estando ciente de todas as taxas de manutenção, ajustes, opções de cancelamento e outros pontos importantes.

Graças a isso, se houver cláusulas com as quais você não concorda, é possível negociar ou encontrar outra instituição que atenda às suas expectativas.

Agora que conhece os principais cuidados a ter na concessão de empréstimos, está pronto para garantir a sua segurança financeira ao contrair empréstimos junto de instituições. Avalie sua situação, desenvolva um plano e esteja ciente de possíveis fraudes e fraudes. Assim você evitará dores de cabeça e poderá pagar as parcelas com segurança.