Veja a melhor linha de crédito para usar na compra de imóvel rural – Guia Finanças

Veja a melhor linha de crédito para usar na compra de imóvel rural

Ao contemplar a compra de uma casa sem os recursos necessários, a primeira solução que vem à mente é o financiamento imobiliário, que possibilita a aquisição do imóvel por meio de longas parcelas. Mas o financiamento é o melhor método para atingir esse objetivo? Afinal, qual é a linha de crédito ideal para comprar imóvel rural sem cair em armadilha?

Considere a ideia de obter um empréstimo com garantia se você atualmente possui um imóvel para adquirir seu imóvel rural imediatamente. Saiba mais sobre essa forma de financiamento garantido por imóveis.

» Leia também: Empréstimo Just seguro: Crédito de 35 mil liberado em 48h

É possível financiar imóvel rural?

É viável financiar um imóvel rural mesmo que você não tenha nenhuma garantia adicional. No entanto, nem todas as instituições permitem a contratação de financiamento imobiliário para aquisição de imóvel localizado fora da fronteira urbana e, em alguns casos, o financiamento pode ser contratado exclusivamente por quem exerça atividade rural.

Em geral, a linha de crédito convencional destina-se a imóveis residenciais e comerciais localizados em regiões metropolitanas, independentemente de serem novos ou usados, desde que totalmente regularizados e registrados em cartório.

Antes de ponderar financiar um imóvel rural, é fundamental determinar quais instituições financeiras oferecem essa linha de crédito para esse tipo de ativo. São mercadorias distintas, que estão sujeitas a modificações a qualquer momento. Assim, a recomendação é confirmar diretamente com cada instituição financeira a viabilidade da operação no momento da aquisição do ativo.

Como financiar um imóvel rural: comprando fazenda, chácara, sítio ou terreno?

O mesmo vale se você quiser saber como adquirir uma fazenda financiada, como financiar uma fazenda ou se estiver buscando financiamento de imóvel rural. Ao final, todos esses ativos se enquadram na categoria de propriedade rural, pois a única distinção entre fazendas, fazendas e pequenas propriedades é o tamanho das propriedades.

Uma fazenda é limitada a um máximo de 5 alqueires por acre (cada alqueire tem 2,42 hectares, cada hectare corresponde a 10.000 metros quadrados). A área de Stio varia entre 5 e 40 alqueires. Fazendas são propriedades com mais de 40 alqueires de área de terra.

Se você planeja adquirir um imóvel rural já construído, ou se deseja adquirir um terreno para construção futura, também deve ficar atento a esses fatores. Para que o terreno seja financiado, seus documentos devem estar regularizados.

Algumas instituições fornecem financiamento para a aquisição de terrenos já relacionados com a construção. Basta ter um arquiteto ou engenheiro para criar um projeto. Com este documento em mãos, será elaborado um cronograma de trabalho e desembolsados ​​os recursos segundo a progressão das fases do projeto.

Qual a linha de crédito ideal para aquisição de imóvel rural?

A melhor linha de crédito para adquirir um imóvel rural é aquela que atende todas ou a maioria das necessidades do consumidor. Considere algumas alternativas:

Crédito com garantia de imóvel:

Se você já possui uma casa em uma região urbana e deseja adquirir uma em uma área rural, o refinanciamento pode ser sua melhor opção, pois as taxas de juros são menores que as oferecidas para o financiamento convencional. Além disso, as condições de parcelamento são comparáveis ​​às oferecidas pelos financiamentos convencionais. Saiba como funciona o empréstimo com garantia.

Ou, se preferir, pode simular imediatamente esta linha de crédito.

Financiamento para aquisição de imóvel rural:

Se você não possui um imóvel que possa usar como garantia, o financiamento pode ser sua melhor opção para a compra de terrenos rurais.

Nesse caso, compare as condições oferecidas por diversas instituições, considerando tanto as taxas de juros e prazos, quanto os critérios exigidos por cada uma para ser possível a contratação da linha de crédito, pois alguns bancos só disponibilizam financiamentos para pessoas envolvidas em atividades rurais.

É viável a compra de terras rurais com o FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) proíbe a utilização de seus recursos para aquisição de terrenos ou compra de imóvel rural, conforme suas diretrizes.

Em 2009, porém, foi promulgada uma norma que permite que trabalhadores rurais utilizem o FGTS para adquirir um imóvel no campo, desde que a terra seja explorada direta e pessoalmente pelo agricultor e sua família.

Essa iniciativa foi criada pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida para proporcionar aos agricultores familiares, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja por meio da construção de uma nova casa ou da reforma/ ampliação/conclusão de uma existente.

Se este for o caso e você quiser saber como adquirir um imóvel rural para uma agricultura familiar, consulte o regulamento especial do Programa Nacional de Habitação Rural.

Como receber recursos para comprar imóvel rural?

Quem não mora ou trabalha no campo e deseja um imóvel rural como local de passeio pode pensar que usar o próprio imóvel como garantia e obter um empréstimo é a forma menos dispendiosa de obter os recursos necessários para comprar um imóvel no campo.
Sabendo que nem todas as instituições financeiras oferecem crédito para esse fim, a segunda opção é procurar um financiamento imobiliário.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que permite aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra adquirir e organizar uma propriedade rural por meio de financiamento, é outra opção para os trabalhadores rurais.

Contrato de compra e venda de imóvel rural

Agora é a hora de considerar o contrato de compra e venda de imóvel rural ou contrato de compra e venda de imóvel rural se você já selecionou seu imóvel rural, acumulou os recursos necessários e está decidido a comprá-lo.

O que é isso, porém? É um contrato que garante a compra e venda do imóvel para que nenhuma das partes, comprador ou vendedor, arrisque desistir do negócio. Portanto, é aconselhável obter a assistência de um advogado especializado em direito imobiliário ou de um agente imobiliário para auxiliar no preenchimento e divulgação da proposta de compra e venda.

Existem inúmeros exemplos desta forma de contrato disponíveis online.

Sobre o autor

gino