Cartão de credito virtual: Entenda como funciona um

495

O cartão de crédito é a forma de pagamento que oferece uma linha de financiamento para você poder antecipar compras que não pode (ou não quer) pagar à vista. Um cartão de crédito virtual funciona da mesma forma, mas destina-se apenas ao comércio eletrônico.

Outra característica da versão virtual é a durabilidade muito curta. Normalmente até 48 horas. Além disso, você tem a opção de definir a frequência com que deseja usar o cartão. Posteriormente, ele se torna inválido.

Mais segurança nas compras online

Assim como o cartão físico, o cartão de crédito virtual tem um número. No entanto, esse ID só será usado para compras online, incluindo passagens aéreas e registro de site e aplicativo.

Esse é um dos maiores benefícios dessa nova forma de pagamento de compras. Como os números dos cartões físicos e virtuais diferem, as chances de você ter problemas, como vazamento do número do cartão após transações online, são menores.

Além disso, os dados do cartão virtual podem ser descartados após a compra, dificultando a clonagem e outros golpes. Por este motivo, esta é considerada uma opção cada vez mais confortável e segura para quem costuma comprar tudo online.

Confira mais – Os 3 Melhores Cartões de Créditos com Recompensa.

O cartão de crédito virtual é descartável?

Bancos, fintechs e outras instituições financeiras oferecem aos clientes a opção de um cartão virtual “único”. Após cada uso, um novo número é criado para ser usado nas compras. O objetivo, claro, é evitar fraudes e transtornos para o usuário.

cartão de credito virtual

Se essa alternativa pode significar mais segurança, também pode significar mais burocracia.

Ao usar esse modelo de cartão, você não tem a opção de deixá-lo registrado em sites ou serviços que usa com frequência, como aplicativos de transporte ou aqueles usados ​​para realizar pedidos em restaurantes.

Atua como um segundo cartão?

Na maioria das instituições financeiras, o cartão virtual é oferecido ao cliente como outro cartão. Sem custos, taxas ou anuidades adicionais. Bradesco, Caixa, Itaú e Santander são alguns dos bancos que oferecem essa solução financeira.

O acesso à versão virtual pode ser feito pelo aplicativo do banco ou pelo site quantas vezes forem necessárias. No entanto, como existem diferentes regras de uso, leia atentamente as informações disponíveis antes de gerar o número do cartão para uso exclusivo online.

Virtual não é digital!

Em várias situações, é comum usar “virtual” e “digital” como sinônimos. No segmento de cartões, porém, isso não funciona.

O cartão virtual é uma solução encontrada por instituições financeiras para oferecer aos clientes que já possuem um cartão tradicional mais segurança na hora de comprar online.

Por outro lado, o cartão digital está vinculado a contas digitais, como, por exemplo, Fintechs como o Nubank. Apesar do nome, é um cartão plástico padrão, mas também dá ao cliente uma versão virtual.

Um benefício destacado por fintechs e bancos digitais é, na verdade, a possibilidade de você fazer compras e transações online o crédito com o cartão virtual enquanto aguarda a entrega do cartão físico em seu endereço.