Cancelar compra no cartão de crédito, veja como fazer! – Guia Finanças

Cancelar compra no cartão de crédito, veja como fazer!

É verdade que você tem o direito de recuperar o que pagou pelas compras ou serviços com cartão de crédito, é garantido por lei mais especificamente pelo o código de defesa ao consumidor. No entanto, é necessário lembrar que em alguns casos é impossível cancelar compra no cartão de crédito.

Geralmente, basta entrar em contato com a administradora do cartão ligando para o atendimento ao cliente (SAC), explicando o motivo do cancelamento e aguardando a devolução do seu dinheiro.

Em geral, os valores que não são devolvidos em dinheiro são devolvidos imediatamente nas duas próximas contas do cartão.

Mas, você sabe em que situações é realmente possível solicitar o cancelamento? Veja as informações abaixo.

Quando é possível cancelar compra no cartão de crédito?

Nas seguintes situações, você pode cancelar sua compra com cartão de crédito e solicitar seu dinheiro de volta. Veja aqui o que você deve fazer:

Se houver um erro:

Nesse caso, peça à empresa de quem você comprou o reembolso do valor e em seguida nova cobrança. Se houver rejeição, entre em contato diretamente com a operadora do cartão e cancele a compra.

Desistência de compras feitas pela internet:

Até sete dias após o recebimento de um produto comprado remotamente, você pode devolvê-lo sem informar o motivo. É o chamado direito ao arrependimento, garantido pelo CDC. A pessoa que o vendeu é responsável por solicitar o reembolso ao administrador do cartão.

Faturamento incorreto ou indevido na transação online:

Esta é outra situação em que o dono da loja deve aceitar o pedido para cancelar a compra e enviar uma fatura com o valor correto.

O mesmo se aplica quando são feitos pagamentos desnecessários, por exemplo, para serviços de assinatura. Entre em contato com o administrador do cartão imediatamente se você suspeitar que terceiros tenham usado seus dados.

Preços diferentes para o mesmo produto:

Se perceber que o valor cobrado no cartão de crédito é superior ao que está escrito na etiqueta do produto ou na nota fiscal, também é garantido o direito de reembolso do valor pago.

O produto não é entregue no prazo:

Comprou móveis que não foram entregues pela loja (física ou virtualmente), mesmo após o prazo? Nesse caso, você também tem o direito de cancelar a compra e solicitar o reembolso do valor já pago. O mesmo se aplica aos serviços contratados e não prestados, como Reforma ou instalação de cortinas.

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Compras parceladas

Quando houver necessidade de cancelamento de compra parcelada no cartão, fique atento, pois somente as parcelas já pagas serão devolvidas.

Nas situações em que, apesar do direito garantido por lei, não é possível devolver o valor pago com cartão de crédito, deverá apresentar reclamação nos sites dos Serviços de Defesa do Consumidor.

Outra alternativa é acessar as ouvidorias das administradoras de cartão caso não resolva o problema por meio do SAC.

Deveres do cliente

E uma última dica: ao pensar em cancelar uma compra realizada com o cartão só porque não gostou do produto, consulte o site da loja para saber a política de troca.

Isso pode evitar conflitos e situações desagradáveis, afinal, existem alguns casos em que o lojista não é obrigado a trocar a mercadoria ou devolver dinheiro ao cliente. E o consumidor também tem deveres a cumprir. Na verdade, é melhor verificar essas informações antes de fechar uma nova compra.

Essas informações geralmente podem ser encontradas na seção de perguntas frequentes dos sites de lojas e empresas.

Outra forma de evitar transtornos é entrar em contato por chat ou mensagem para esclarecer dúvidas sobre os procedimentos adotados em caso de alteração ou cancelamento da compra.

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